Spy x Family (2022)


"Spy x Family" é uma série animada baseada na obra homônima do quadrinista japonês Tatsuya Endo.

Sua história é ambientada na fictícia "Berlint", nome que remete a histórica capital européia, palco mais emblemático da Guerra Fria, período auge da espionagem no imaginário popular.  

E é nesse contexto que acompanhamos Twilight, um agente secreto designado para uma missão na qual precisa formar uma família de fachada como meio para atingir seus objetivos.


Para isso, sob a alcunha de Loid, ele adota uma garotinha e compactua um falso casamento com uma mulher que exerce um trabalho burocrático na prefeitura da cidade. Contudo, o espião não faz ideia que a pequena pode ler mentes e a "esposa" é uma assassina profissional.  

Dessa forma, com os três personagens mantendo em segredo seus predicativos, é constituída a Família Forger, com o pai Loid Forger (Twilight), a mãe Yor Forger e filha Anya Forger.

Loid (Twilight) é calcado no arquétipo do espião badass for dummies ("fodão para os mais impressionáveis") com grandes habilidades de combate, disfarce, memória e processamento de informações. 

Ele apresenta uma personalidade fechada, metódica e muito focada no seu trabalho. O fato dele levar tudo exageradamente a sério propicia algumas das situações mais cômicas da série.

Yor, por sua vez, foge do esteriótipo da femme fatale de uma habilidosa assassina do leste europeu. À exceção de quando está em ação construindo a mítica da "Princesa dos Espinhos", ela normalmente é meio "boba", desconectada do que acontece ao seu redor, tímida, introvertida e cheia de inseguranças. 

Ao contrário de seu "marido", ela nunca está pensando ativamente em sua atividade oculta, e sua faceta assassina emerge quando normalmente urgiria outros instintos, como o materno, agindo de forma leonina no cuidado de sua filha.

Já Anya, por causa de sua telepatia, é a única que tem noção da real situação de sua família, contudo dentro do que sua pouca idade permite compreender. 

Cobaia de experimentos científicos, passou por vários orfanatos e devoluções até ser adotada por Loid. Em razão disso, tem muito medo de ser rejeitada se sua habilidade for descoberta. 

Ela gosta de assistir ficções de espionagem na TV e pensa que qualquer coisa que envolva as palavras "secreto" e "missão" é emocionante. E por associação acaba construindo uma visão romantizada das atividades de seus novos pais.

Apesar de Anya ser uma bomba de fofura, isso não é explorado como uma muleta pela série, a personagem é muito mais que um mero "mascote". Aqui há um zelo de preservar aspectos de verossimilhança dentro de uma obra lúdica digno dos melhores momentos da saudosa Pixar.

Um dos maiores trunfos da série é a forma como ela explora a capacidade da Anya ler os pensamentos à sua volta. O que é uma grande maneira de mostrar como as crianças percebem o mundo ao seu redor. 

Bem como, expor como essas pequenas criaturinhas, que ainda estão moldando suas personalidades, assimilam a ascendência exercida por aqueles que são seus referenciais.

Na via oposta, isso também permite jogar luz sobre os pensamentos de Loid e Yor diante do desafio de criar um filho. Medos, angustias e reflexões sobre como suas ações impactam o desenvolvimento de Anya. 

E, além do mais, também fica a questão de como normalmente pensamentos e sentimentos ficam internalizados, quando o melhor seria compartilhá-los. Loid e Yor por diversas vezes são inábeis em entregar o melhor para sua filha, mas como Anya consegue acessar suas intenções, isso já é o suficiente para ela se sentir acolhida.

Em cima dessas bases, Spy x Family se apresenta como uma comédia aventureira irresistível. Com muita influência de outras obras de espionagem e gêneros adjacentes da cultura pop, mas sem se restringir a isso. Trata-se de uma animação cheia de carisma, frescor e coração, recomendada para qualquer tipo de público e gostos.

A primeira temporada de Spy x Family tem 12 episódios e até o momento está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com opção dublada ou legendada.

A segunda temporada foi anunciada para 1º de outubro de 2022 no Japão.

 

Postagens mais visitadas

Imagem

Sigismund Freud