O Chamado 4: Samara Ressurge (2022)

Baseada nos livros de Koji Suzuki, Ring (Ringu) é uma franquia japonesa de terror que gira em torno de uma fita de vídeo amaldiçoada por um espírito vingativo chamado Sadako Yamamura. Quem assiste a fita é morto sete dias depois.

Trata-se de uma franquia que já ganhou inúmeras adaptações para o cinema no Japão, além de três remakes hollywoodianos que conhecemos como “O Chamado” (The Ring).

Posto isto, “O Chamado 4: Samara Ressurge”, na verdade é o oitavo filme japonês, e não a quarta sequencia americana como o nome brasileiro faz entender. Seu título original é “Sadako DX”. A legenda e dublagem apenas trocam o nome do espírito de Sadako para Samara.

Na trama seguimos Ayaka Ichijo (Fuka Koshiba), uma pródiga estudante de “QI 200”, cética sobre a lenda que cerca uma fita de vídeo e que se tornou uma sensação viral após uma série de mortes repentinas serem registradas pelo Japão. 

Ayaka logo descobre que sua irmã Futaba (Yuki Yagi) assistiu uma cópia da fita e que a morte dela está para ocorrer não mais em sete dias, mas em 24 horas, levando-a a investigar a situação com a ajuda de um super midiático médium Mestre Kenshin (Hiroyuki Ikeuchi) e de um desajeitado autoproclamado vidente Oji Maeda (Kazuma Kawamura).

O filme é um soft reboot, não nega, mas não também não se apoia nas produções anteriores. Até porque, “o que é um videocassete?” como indaga uma adolescente aos seus amigos enquanto busca na internet sobre a lenda da funesta fita VHS. Assim, até a maldição sofreu uma mutação para se adaptar à sociedade digital.

Além disso, abre-se mão da sisudez de um terror sobrenatural para adotar o tom de uma comédia de horror. A impressão que se tem é que Ayaka poderia fazer as vezes de Velma em uma aventura de Scooby-Doo repleta de personagens pitorescos.

Portanto, não vá comprar gato por lebre ao assistir “O Chamado 4: Samara Ressurge” (Sadako DX), não espere por uma sequência hollywoodiana ou por uma sequência direta e macabra. Espere algo mais leve e descontraído, e, japonês.

Título: O Chamado 4: Samara Ressurge. Original: Sadako DX. Ano: 2022. Direção: Hisashi Kimura. Roteiro: Yuya Takahashi. Elenco: Fuka Koshiba, Kazuma Kawamura, Mario Kuroba, Hiroyuki Ikeuchi, Yuki Yagi, Naomi Nishida e Hiroyuki Watanabe.

Postagens mais visitadas

Imagem

Spy x Family (2022)

Imagem

O Abutre (2014)