Propriedade (2022)

Propriedade | 2022 | Dir. Daniel Bandeira

Em "Propriedade", acompanhamos a história de Tereza (Malu Galli), uma estilista da elite pernambucana que sofre de estresse pós-traumático após ter sido submetida a um episódio de violência urbana que terminou com o sequestrador morto enquanto a mantinha pelo pescoço com uma arma apontada para sua cabeça.

Buscando um refúgio para tirá-la da reclusão de seu apartamento, seu marido Roberto (Tavinho Teixeira) a leva para passar uns dias na fazenda da família.

Contudo, quando o encarregado da fazenda comunica que o dono está prestes a vender a propriedade, uma revolta se instala entre os trabalhadores do local, com uma rápida sucessão de eventos que impede que a ordem anterior seja restabelecida.

Desta maneira, Tereza acaba se abrigando em seu carro blindado, protegendo-se em uma bolha impenetrável de vidro que se estabelece entre ela e os trabalhadores da fazenda.

O filme é um thriller social, que em um primeiro momento fará muitos remeterem a "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho, ou mesmo ao conflito de classes de "Parasita" de Bong Joon-ho. Mas a atmosfera soturna de urgência e suspense também faz lembrar muito o cinema de John Carpenter, com destaque nesse ponto para a trilha sonora.

Tereza foge da violência da cidade grande e acaba encontrando as raízes do problema no campo, onde a nossa sociedade de origem latifundiária e escravocrata foi constituída.

O carro blindado reflete a falta de comunicação entre esses dois mundos, tanto o revestimento reforçado do veículo deixa o som do que é falado inaudível ou de difícil compreensão, quanto a película do "insulfilm" não permite ver claramente o que há por trás dela.

Assim, "Propriedade", de certa forma, é a materialização da fobia que a elite tem do pobre, e possivelmente, sob a perspectiva dela, seja visto até como um viés de confirmação de sua visão de mundo.

Portanto, trata-se de um instigante filme de terror com uma atuação magnífica de sua protagonista Malu Galli, sendo mais uma grande produção que reforça a posição de Pernambuco como um dos principais polos cinematográficos do país.

"Propriedade" estreia quinta-feira, 21 de dezembro nos cinemas.

Título: Propriedade. Ano: 2022. Direção: Daniel Bandeira. Roteiro: Daniel Bandeira. Elenco: Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira, Sandro Guerra, Roberta Lúcia, Amara Rita Magalhães, Marcílio Moraes, Nivaldo Nascimento, Clebia Sousa, Marília Souto, Chris Veras, Carlos Amorim, Anderson Cleber, Aruandhê Pereira, Andala Quituche, Natureza Rodrigues, Maria José Sales, Ângelo Fàbio, Ane Oliva, Samuel Santos, Edilson Silva e Erick Silva.

Postagens mais visitadas

Imagem

Sigismund Freud