Zona de Interesse

Zona de Interesse | 2023 | Dir. Jonathan Glazer
Em "Zona de Interesse", acompanhamos a história da família do oficial nazista Rudolf Höss (Christian Friedel), responsável pela administração do campo de concentração de Auschwitz.
Ao lado de sua esposa, Hedwig Höss (Sandra Hüller), eles se empenham em construir uma vida almejada por qualquer casal de classe média emergente: uma casa dos sonhos, ampla, com jardim, pomar, piscina e próxima à natureza.
Entretanto, a residência também está próxima ao centro de detenção e extermínio polonês, local que permeia todo o universo diegético do filme, lembrando a todo momento a que custo essa vida de comercial de margarina é construída.

Dirigido por Jonathan Glazer, "Zona de Interesse" mais do que uma narrativa cinematográfica, parece querer nos proporcionar uma experiência semelhante a uma instalação artística de um museu.
Imagine uma exposição onde são exibidas memorabilias de oficiais nazistas, revelando como era a vida em seus lares, enquanto ecoa em alto-falantes os sons que denunciam a rotina de um campo de concentração e extermínio.
É essa exata dissonância entre a faceta demasiadamente humana de uma família cheia de aspirações e a monstruosidade do Holocausto que o cineasta busca transmitir.

Toda a rotina da casa é retratada com o complexo de Auschwitz ao fundo. No fundo ecoa os sons intermitentes dos trabalhos forçados, fuzilamentos e toda sorte de atividades que os prisioneiros judeus são submetidos.
Além disso, a família é mostrada à distância, como se nós os observássemos por câmeras de segurança, sob o mesmo senso de vigilância que os prisoneiros estão entre os muros do campo de concentração.
Nesse ponto, há uma estética bastante "Big Brother", semelhante a um reality show ou mesmo à obra de George Orwell. O que também transmite a sensação de que eles são uma atração em exposição.

A relação da residência com o campo de concentração pode ser comparada à dinâmica da Casa Grande com a Senzala.
Os judeus que tem a "sorte" de estarem em uma condição melhor que a dos seus pares por atuarem como trabalhadores domésticos da família alemã, enquanto são criaturas invisíveis dentro do imóvel.
A cena que mostra o martírio da servente judia levando uma bebida se salvaguardando para não derramá-la até chegar à varanda da casa é emblemática nesse sentido e dialoga com as reminiscências escravocratas presentes nas classes mais altas brasileiras, representadas pela figura da empregada doméstica.

"Zona de Interesse", portanto, destaca como é fácil ignorar e naturalizar o absurdo, principalmente quando se beneficia dele às custas dos outros, em meio à mesquinhez da realização material. Enquanto o som ao redor mostra que todos estão surdos.
"Zona de Interesse" estreia dia 15 de fevereiro nos cinemas.
Baseado no livro "A Zona de Interesse" de Martin Amis.
Título: Zona de Interesse. Título Original: The Zone of Interest. Ano: 2023. Direção: Jonathan Glazer. Roteiro: Jonathan Glazer e Martin Amis (material adaptado). Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Johann Karthaus, Luis Noah Witte, Nele Ahrensmeier, Lilli Falk, Anastazja Drobniak, Cecylia Pekala, Kalman Wilson, Medusa Knopf, Max Beck, Slava the Dog, Andrey Isaev, Julia Babiarz, Stephanie Petrowitz, Martyna Poznanski, Zuzanna Kobiela...