O Bastardo

Ambientado na Dinamarca de meados do século XVIII, "O Bastardo" apresenta a jornada de Ludvig Kahlen (Mads Mikkelsen), um militar recém-aposentado como capitão após servir o exército por 25 anos, que obtém uma permissão real para cultivar terras na inóspita Jutlândia, contando apenas com suas próprias economias.

Mesmo desacreditado, e em razão disso, ele consegue um acordo: caso tenha sucesso em sua empreitada, receberá um título de nobreza com o feudo associado à coroa, além de apoio para colonizar a região por completo.

Contudo, logo em sua chegada, entra em conflito com o nobre e autoritário magistrado Frederik Schnkel (Simon Bennebjerg), grande proprietário das terras da região vizinha, que não mede esforços para obter controle sobre a área concedida a Kahlen.

Assim, ao longo de duas horas, acompanhamos Kahlen lutando contra todo tipo de adversidades em busca de seus objetivos. O principal desafio é recrutar um número mínimo de trabalhadores que possam preparar o terreno para uma primeira safra. Para isso, ele recorre até a refugiados e ciganos.

Essa disputa pelas terras traz uma dinâmica típica das narrativas do cinema faroeste, onde se explora a ocupação do oeste americano, ao mesmo tempo em que apresenta questões típicas de folhetins sobre a aristocracia europeia do século XVIII.

Além disso, um dos pontos de maior destaque no longa é a complexidade moral de Kahlen. Por vezes, ele parece ser movido por uma obstinação inabalável para atingir seus objetivos, e, em situações-limite, não hesita em tomar decisões extremas, num contexto em que a aridez já endurece as relações humanas. Mas, ao longo da história, percebemos nuances que o levam a se colocar em situações que fogem de todas as expectativas e convenções.

"O Bastardo", portanto, vai além da epopeia de um homem determinado a fundar uma colônia em nome do rei e colher os frutos disso, a despeito da crueldade de seu antagonista. É também sobre a aleatoriedade de acontecimentos que se sobrepõem até aos mais inexoráveis planos, sonhos e desejos.

"O Bastardo" estreia dia 12 de setembro nos cinemas.

Ingresso.com / Velox Tickets

Título: O Bastardo. Título Original: Bastardent. Ano: 2023. DireçãoNikolaj ArcelRoteiro: Nikolaj Arcel, Anders Thomas Jensen e Ida Jessen (livro). Elenco: Mads Mikkelsen, Amanda Collin, Simon Bennebjerg, Melina Hagberg, Kristine Kujath Thorp, Gustav Lindh, Morten Hee Andersen, Thomas W. Gabrielsson, Jacob Lohmann, Magnus Krepper, Felix Kramer, Søren Malling, Morten Burian, Martin Feifel, Karel Hermánek, Lasse Steen, Joen Højerslev, Patricia Slauf, Jan Jankovský, Lise Risom Olsen...

Postagens mais visitadas

Imagem

Sigismund Freud

Imagem

Spy x Family (2022)